Permalink

0

Cartão do SUS agora na versão digital: benefícios para o cidadão.

Aplicativo digital do Cartão SUS já está disponível para smartphones com sistema Android.

O Ministério da Saúde lançou no final do mês de agosto a versão digital do Cartão SUS que é a identidade do cidadão no sistema e nos serviços de Saúde de todo o país possibilitando a universalidade do atendimento a partir de um número por usuário.

Disponível a partir do dia 27 de agosto de 2015, a versão apresenta informações sobre a saúde do paciente, como o IMC (Índice de Massa Corpórea), exames realizados, alergias e medicamentos que o paciente costuma fazer uso. Lançada na versão Android para Smartphones direto no Play Store, a inovação pretende chegar também no mês de novembro aos modelos de telefonia que utilizam a plataforma denominada AppleStore possibilidade de download.

O usuário deve informar seu CPF após baixar o aplicativo bem como sua data de nascimento, e um endereço eletrônico para contato. Após esse preenchimento, a ferramenta inovadora possibilitará o preenchimento dados pessoais, informações sanguíneas, nome dos profissionais que atendem o determinado paciente além de resultados de aferições de pressão, glicemia dentre outros exames. A partir dessas informações, será possível acompanhar de perto a saúde do usuário e também uma melhor qualidade nos serviços relacionados à saúde pública no País. Para consulta e realização de exames, o cidadão precisa levar consigo além desse cadastro (cartão), um documento de identificação pessoal com foto para obter o auxílio.

cartao sus digital

Economia de recursos

Para o Ministério da saúde, a versão digital além de inovadora e de fácil acesso, é uma medida de eficácia e economia de gastos do dinheiro público. Como boa parte da população apresenta um celular conectado a internet ou utilizando a gratuitamente em locais públicos, essa nova versão possibilita a redução da emissão de cartões no formato impresso que necessitam de materiais como papel e plástico. De acordo com o órgão, mais de quatro milhões de reais foram utilizados no ano de 2014 para aquisição desses materiais.

Atendimento do SUS

Se o paciente não tiver o cartão (digital ou em mídia plástica) ou mesmo o número, o registro pode ser feito no momento do atendimento. Isso vale tanto para as unidades públicas como privadas. As unidades da rede pública de saúde devem prestar atendimento à população independentemente da apresentação do cartão. Basta se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para efetuar o cadastro.

O aplicativo passará por atualizações nos próximos meses o que ampliará a oferta de serviços disponíveis como até a marcação de consultas pelo aplicativo além de receber alertas e localizar serviços mais próximos.

O link para download do Cartão SUS digital no Android Play Store é: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital. Para mais informações acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é portalsaude.saude.gov.br.

O próximo que também deve ganhar usa versão digital é o Cartão Cidadão. Providencie já o seu e cuide mais de perto de sua saúde!

Comments are closed.