Permalink

0

SUS e os projetos contra as zika Virus, dengue e chicungunha

Quanto maior a conscientização, mais saúde para a população!

O Sistema Único de Saúde – SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 tem como objetivo a democracia e extinção de desigualdade nos atendimentos, objetivando a qualidade de vida da população.

Essa qualidade de vida nos últimos anos vem sendo testada com ameaças e até epidemias de dengue, chikungunya e zika vírus. Com altos números de transmissão e a população não fazendo sua parte, os planos de saúde das famílias, postos de saúde e hospitais tem diariamente registrado casos de uma dessas doenças.

Combate às doenças

O Brasil possui alto nível de proliferação de doenças relacionadas à picada do mosquito Aedes Aegypti e pesquisas vêm sendo formuladas para que não se transforme em uma barbárie ou colapso na saúde, principalmente a pública. A Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz expôs resultados de projetos que tem como objetivo a inibição e desenvolvimento de transmissores da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Infectado com uma bactéria chamada Volbaquia, o inseto deixa de transmitir a doença, pois cria imunidade quando ao vírus. Testado no Rio de janeiro, o projeto teve excelente resultado e grande quantidade de mosquitos infectados, taxa de sucesso da tentativa de 80%. A Fiocruz relata que a certeza e eficácia desse teste sairão nos próximos dois anos, ou seja, agora não se consegue um efetivo e certeiro resultado.

O senador Eduardo Amorim do PSC do estado do Sergipe, expôs no início do mês de março de 2016 que o Brasil vive uma crise forte relacionada a saúde pública e comparou a crise na saúde com a violência urbana e rural. Amorim ressaltou que os casos de Zika, Dengue e chikungunya são cada dia mais altos e comenta que apenas no Sergipe foram mais de 200 casos relacionados a microcefalia.

sus-zika-virus-sintomas

Zika Vírus

O Ministério da Saúde, atento ao avanço da dengue, Zika e chikungunya, vem convocando as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para participar do esforço nacional contra essas doenças em nosso país com intuito de garantir uma boa assistência aos pacientes na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira os sintomas do Zika Vírus e como se proteger

Não podemos perder essa batalha, se cada cidadão fizer sua parte, os números, casos e suspeitas diminuirão e a qualidade de vida e o atendimento único de saúde melhora.

Comments are closed.