Cartão Cidadão

Os benefícios para os trabalhadores são sempre gerenciados pela Caixa Econômica Federal, além dos benefícios destinados às famílias que têm baixa renda. Porém, o banco necessita de um sistema organizado para que todos os cidadãos contemplados possam solicitar os seus benefícios.

Mais uma necessidade era que os cidadãos conseguissem visualizar sozinhos o que tinha para receber e que pudessem sacar. Para tudo isso, será necessário um cartão de banco e foi aí que o Cartão Cidadão foi pensado. Com ele, os cidadãos que recebem benefícios variados pela CEF realizam saques e também se informam sobre o seu saldo.

O que é

O Cartão Cidadão é um tipo de cartão de banco somente para os brasileiros que recebem algum benefício por meio da Caixa Econômica Federal. Reforça-se que esse benefício pode ser tanto social quanto trabalhista, ou seja, uma pessoa que recebe Bolsa Família usará esse cartão para sacar, da mesma maneira que uma pessoa que está recebendo licença por acidente de trabalho. Saiba mais sobre o bolsa família neste link.

Um benefício conhecido e que também é sacado com o Cartão Cidadão é o seguro desemprego. Ele funciona em todo o território do país, possibilitando que o beneficiado tenha acesso ao seu benefício em qualquer lugar. Além disso, os cidadãos não precisam sacar sempre na sua própria agência da CEF: estando com esse cartão, elas podem retirar o benefício ou requisitar informações em qualquer agência.

Como funciona

O cartão cidadão é emitido em todas as agências da Caixa Econômica Federal e o usuário dele registrará no banco uma senha. Sempre que essa pessoa necessitar fazer saques dos seus benefícios, levará o seu documento de identificação e também o Cartão Cidadão.

Para que o benefício seja retirado no caixa, deve-se somente mostrar esses dois documentos. Já para utilizar o caixa eletrônico, a pessoa colocará o cartão no espaço da máquina e, como qualquer outro cartão bancário, seguirá o que as telas pedirem, inclusive a senha.

Cabe dizer que esse cartão também pode ser bloqueado na eventualidade do beneficiário errar muitas vezes a sua senha. Além disso, é importante estar atento para qualquer solicitação de atualização que a Caixa Econômica Federal possa fazer, assim como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Se for requisitado que se faça alguma atualização cadastral ou até mesmo uma biometria e o beneficiado não a realizar, tem o Cartão Cidadão bloqueado.

Ressalta-se que esse cartão é como um cartão de crédito, apesar de não poder ser usado dessa maneira. Ele é semelhante porque é magnético, não sendo somente para identificação, mas sim para transações bancárias, como o saque. Assim, o Cartão Cidadão tem a mesma segurança que os cartões concedidos aos outros correntistas.

Caso o beneficiário o perca, tem de pedir à CEF que ele seja bloqueado para que o criminoso não acesse o benefício, indicando-se fazer um boletim de ocorrência e leva-lo à agência. Assim, outro Cartão Cidadão é feito.

Cadastro do cartão

O Cartão Cidadão apenas é emitido na própria Caixa Econômica Federal e, para pedi-lo, os indivíduos que recebem benefícios sociais têm de ligar para 0800 726 0207. A página do banco não menciona os documentos, mas é esperado que o atendimento eletrônico solicite comprovante de renda, inclusive comprovante de que se fez a inscrição no benefício, e os documentos pessoais.

Além do atendimento telefônico, as pessoas podem requerer esse cartão na CEF, na agência que for mais perto e levando os documentos citados. Para o indivíduo ter a certeza de que não há outras documentações, é interessante usar o telefone do parágrafo acima. Depois do cadastro, o banco vai dizer de que forma o cidadão receberá o cartão: se ele terá de retornar a CEF para pegá-lo ou se é possível esperar via Correios.

Serviços disponíveis

FGTS

Uma das coisas que se pode fazer com o Cartão Cidadão é visualizar saldos referentes ao abono salarial, além de saber dos valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para quem é beneficiado pelo seguro desemprego, pode-se confirmar as datas de depósito.

Para mais serviços do Fundo de Garantia – FGTS acesse o site https://www.omeufgts.com.br/

O Cartão Cidadão possibilita também que o brasileiro possa retirar seu benefício nas casas lotéricas. Com essa variedade de locais onde se pode fazer o saque, as pessoas ficam livres para ir aonde houver menos fila, por exemplo.

Cartão Cidadão
4.6 (92.5%) 8 votes
Categories Dicas